Cablagem Estruturada
O sistema de cablagem estruturada é a base para a infra-estrutura de telecomunicações de uma empresa moderna.
O objectivo do projecto de cablagem estruturada é dotar o edifício com infra-estruturas que sejam independentes dos equipamentos de transmissão utilizados, aplicações e protocolos de transmissão a utilizar, quer seja para a transmissão de sinais de voz e/ou dados. Prevê servir não só as necessidades actuais mas também possibilitar uma evolução para aplicações futuras sem alterações profundas nos sistemas de cablagem.
No projecto é documentado o modelo de funcionamento da rede, normas e standards internacionais, condições de instalação, medições e certificações a respeitar.
Deste modo o edifício fica provido de uma infra-estrutura que permita evolução e flexibilidade para serviços de telecomunicações.
Componente Activa
A componente activa do Projecto de Redes visa dotar o edifício de equipamento activo que proporcione comunicação entre os vários equipamentos das redes, e o acesso ao exterior.
A escolha do equipamento é feita apartir da análise das necessidades de cada espaço determinadas pelas suas características, tais como o tipo de utilização, aplicações terminais, volume de tráfego gerado por aplicação, etc.